Home > História > Brasil

Brasil

Casa Provincial na Tijuca, RJ

Em 1849, 12 Irmãs francesas, missionárias, da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, impregnadas de zelo apostólico e estimuladas pelas palavras de ordem: “Parti, minhas filhas, parti! levai numa das mãos o archote da fé e na outra a chama da caridade" proferidas por Pe. Etienne, Superior Geral, deixaram o Porto de Havre, na França, rumo às terras brasileiras.

Vencida a travessia do Oceano Atlântico, após 70 dias de uma viagem marcada por perigos e temores, fixam-se no território brasileiro e através da atuação na área caritativa e educacional, segundo o espírito vicentino, provocam rapidamente multiplicidade de obras e serviços e surgimento de vocações.

A grande distância da Casa Mãe, a necessidade de uma intercomunicação mais próxima das bases de atuação, levaram os Superiores Maiores a erigir em 1860, a primeira Província das Filhas da Caridade, no Brasil, com sede na cidade do Rio de Janeiro, com o nome civil de Associação São Vicente de Paulo. Inicialmente, estendendo-se por todo o país, aos poucos se subdividiu para melhor atender as finalidades da vida, carisma e missão das Irmãs.

Casa Provincial atualmente, na Tijuca, RJ

Atualmente, a Província abrange os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia situados em regiões geográfico-social-cultural e economicamente distintas que exigem, hoje como ontem, atualizar, continuamente, a forma de presença e de atuação em meio aos pobres sem perder a própria identidade.

Mapa de Províncias no Brasil